terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Jogando em Casa



A algum tempo atrás, entre ilustrar, brincar com meus filhotes e namorar com minha esposa, eu gastava algum tempo nos jogos de computador. No caso específico deste texto, entre processamentos demorados de arquivos e outros, eu costumava jogar Hold'Em, um jogo de pocker do windows.
Por mais simples que pareça um jogo desta estirpe, e por mais limitado (pois existem muitas versões deste on-line, com adversários reais), eu gostava muito de gastar um pouco de tempo assim. Não gosto de jogo à dinheiro, mas um bom divertimento com estratégia e exigências mentais me é muito atraente. Iniciando a partida, eu trocava o nome de meus adversários para o nome de meus personagens particulares de HQs e de contos que habitam meu imaginário e rapava as fichas deles todos, entendendo o estilo de jogo de cada um. Ran de Aurun era mais reservado, enquanto Kan, o homem tigre possuia um jogo mais ofensivo, porém sem abrir a guarda demais. Klic, o coelho era rápido em apostar e rápido em desistir da jogada, enquanto Copí jogava um arroz com feijão básico. Canino quase era páreo pra mim, mas, embora eu perdesse algumas vezes, na maioria saia vencedor. Claro que isso tudo são descrições de brincadeira para um software de divertimento casual, mas de fato, esta situação que acabei criando me inspirou para algo mais. Logo em seguida resolvi fazer uma ilustração numa técnica batizada por mim de semi scratchboard. Semi porque não usei uma raspadeira para fazer os filetes em branco. Simulei tais filetes desenhando apenas no nanquim. A aparência é semelhante a uma xilogravura, e foi um dos primeiros trabalhos que fiz dessa forma (Outro trabalho dessa linha, mais recente, é o do concurso para marca dos duzentos anos de Bagé, que acabei ganhando).
No final fiquei bem satisfeito com o resultado experimental, e por curiosidade acabei parando de jogar. Talvez tenha feito minha jogada mestre contra meus queridos adversários...

Um grande abraço a todos.

Eduardo

© Kan, Ran de Aurun, Klic, Copí and Canino by Eduardo Bonini Hoewell

Nenhum comentário: